top of page

Professor Paulo Sá
3º Dan
Paulo Sérgio, natural de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, é 1º dan em Sibrakido (sistema brasileiro de combate e defesa pessoal) e Kapap Krav Maga Ansatsuken COET, 2º dan em Kickboxing Japonês e Hapkido, faixa preta (estagiário) de Contato Total Mundial e 1º kyu em Karate de Contato Tokay-Kan.
Na infância foi diagnosticado com a Síndrome de Legg-Calvé-Perthes e submetido à uma cirurgia. No ano 2000, aos 17 anos, recebeu autorização médica para praticar esportes - uma forma de fortalecer as articulações da perna. Então, iniciou os treinos de Karate de Contato Tokay-Kan na Associação Velasquez de Karate-Do, no antigo Clube Noroeste, em Corumbá, com o sensei Alcides Ogaya, um grande incentivador que o orientou até 2008, ano em que mudou de cidade devido à aprovação no concurso de soldado da Polícia Militar/MS.
Durante o curso de formação de soldado, conheceu o GM Sizandro Piccinin, instrutor de defesa pessoal na época. Ele e outros alunos começaram a ajudar no desenvolvimento do Sistema Combate Leve.
No período de 2006 a 2008, trabalhou como instrutor de Karate de Contato no projeto social “Ilê Axé de Odé”, em Ladário. Em 2014, já em Campo Grande, seu destino se cruzou com o do GM Moisés Fernandes. Após o reconhecimento de suas graduações, esse artista marcial lhe concedeu a faixa preta 1º dan em Sibrakido, em 2017.
É aluno/graduado do GM Sizandro e ajudou-lhe juntamente com Wagner Siqueira Gonçalves, João Guilherme Ferreira de Souza, Paulo Sérgio Duarte Sá e Porfirio Arguelho Riveiro Júnior a fundar o Sistema Combate Leve de Artes Marciais/Interestilos.
Desde 2015 ministra aulas teóricas da disciplina Legislação Aplicada, Direitos Humanos e Uso Progressivo da Força. Depois, começou a lecionar defesa pessoal no Curso de Formação de Vigilantes da Escola Defendi, onde é credenciado pela Polícia Federal.
Hoje, em parceria com o GM Piccinin, dá aulas às crianças do Centro de Integração da Criança e do Adolescente (CICA), que conta com 240 beneficiados, sendo que 60 deles são atendidos pelo Sistema Combate Leve. É bacharel em Direito e investigador de Polícia Judiciária (Polícia Civil). “Meu objetivo é difundir o Sistema Combate Leve, e dessa maneira, ajudar as pessoas a enfrentarem seus medos e compreenderem que não há limitações quando temos um sonho”, anuncia.
bottom of page